Por onde já andei

Os rolês foram muitos, hein?

 

Depois de conhecer mais sobre quem eu sou, conto aqui um pouco da minha trajetória nos esports – e se quiser um TL;DR é só acessar minha página de Portfólio.

Em 2012, jogador de PvP de World of Warcraft (mais especificamente, de Xamã), comecei a gravar e narrar minhas jogadas no campo de batalha. Com o objetivo de dar o maior dano possível nos inimigos no menor tempo, montei uma macro com as habilidades mais fortes e usava elas todas em seguida, falando o bordão “Segura o Tudão” enquanto fazia isso.

O “Tudão” virou marca, além de bordão, e sinônimo de momentos intensos no PvP do WoW, junto com o “Faleceeeeu” quando algum jogador era eliminado. Com o conteúdo próprio no youtube fazendo sucesso na comunidade, além de participação no podcast PvPLab, veio o convite para participar da narração da BlizzCon em 2014 – e foi aí que tudo mudou.

O trabalho na BlizzCon virou convite para narrar a Copa América de World of Warcraft em 2015, que trouxe um convite para a mudança para São Paulo, para buscar meu sonho de trabalhar como narrador enquanto aprendia mais sobre a parte técnica de broadcast. Em 2016, fui um dos responsáveis técnicos e operador das transmissões das Copa América de WoW, Heroes of the Storm, Starcraft e Hearthstone, e tenho conhecimento sobre todos os aspectos necessários pra um broadcast – do ajuste de cenografia à iluminação, da programação de assets visuais à operação de audio, corte, spec e câmeras. Junto com o trabalho nos bastidores, também fiz mais uma Copa América de WoW e dei meus primeiros passos em outro jogo: Overwatch.

Segui com meu trabalho no Viu Studio por 3 anos, até que em 2019 consegui realizar o sonho de viver apenas de narração, com a Overwatch Contenders e Overwatch League. A partir daí, meu trabalho seguiu cada vez mais diversificado: Aumentei meu leque de jogos com PUBG, Fortnite, Rocket League, CS:GO, Valorant, CoD Warzone, entre outros. Na maioria dos jogos, os trabalhos foram em transmissões de campeonatos oficiais, promovidos pelas publishers. Como apresentador, fiz palco de eventos como BGS e participei do o Clutch, campeonato brasileiro de CS:GO.

Em 2021 tive uma experiência com apresentação em TV aberta, no programa MVP da Loading, além de ser host do podcast GGWP, em conjunto com as narrações.

Em 2022, estreei na narração esportiva em jogos da Conmebol Libertadores via transmissão oficial.

Em 2023, tive a oportunidade de me desenvolver no mundo do futebol convencional, inicialmente pelo Lance!, depois no Futebol Paulista, fazendo parte do SBT Sports como comentarista/Narrador, Brasileirão pelo Camisa 21 e então, um convite para fazer parte do Canal GOAT, narrando jogos da Liga Saudita, Amistosos Internacionais, Champions e Conference League, Libertadores, Copas (Saudita e Argentina), além da NWSL, Brasil Ladies Cup e fazendo Pré-Pós Jogos no próprio canal.

Em 2024, estreio narrando jogos do Campeonato Cearense e Carioca.

Você pode acompanhar mais detalhes do meu trabalho na página de portfólio. E para saber como posso fazer parte do seu campeonato ou evento é só entrar em contato. Vai ser um prazer conversar com você!